sábado, 25 de maio de 2013

O possível e necessário diálogo entre Psicologia e Educação: “Reflexos” e “Brincadeiras Infantis”





O Desenvolvimento

            O desenvolvimento se dá em áreas que estão interligadas, são elas: cognitiva, afetiva, motora, lingüística, social.
            Não podemos entender que essas áreas se desenvolvam de forma fragmentada, tendo em vista que o desenvolvimento não é somente biológico, mas também nas áreas psíquicas e culturais.
            É um processo dinâmico, imprevisível e situado. Marcado por fases que se contrapõem, ou seja, rupturas e constantes reorganizações que cada individuo vai experimentando ao longo da sua vida. Esse processo nunca termina “somos seres inacabados” e vamos construindo conceitos a partir das nossas experiências nas diversas áreas da vida.
            Ao interagirmos com outros seres humanos vivenciamos experiências que poderão agregar conhecimento e produzir novos significados.
            Nascemos com uma quantidade de reflexos que nos auxilia no relacionamento com o mundo externo, são as respostas automáticas todas as vezes que recebemos um estimulo físico. Alguns desses reflexos são úteis para nossa sobrevivência e outros nos acompanham até a fase adulta.
            Os esquemas permitem a organização da nossa relação com o meio, são os padrões de ações e respostas a situações e quando se evoluem dão origem aos conceitos, dessa forma quando chegamos ao período sensório motor somos capazes de separar nosso corpo do ambiente externo e estabelecemos o equilíbrio entre a acomodação e a assimilação no plano motor.
             A brincadeira tem uma função importante no desenvolvimento, pois ao mesmo tempo em que consolida os esquemas formados, também dá prazer ao equilíbrio emocional da criança. Ela tem um papel muito importante na construção do simbolismo coletivo onde acontece a interação social e o entrosamento com os outros a partir do esforço de cada um no cumprimento das regras.
            Por regras sociais e morais podemos entender que são conceitos e significados genéricos e socializados que segundo a professora Denise D’Aurea Tardelli: “ Podem ser utilizados numa adaptação inteligente e com finalidade utilitária ou numa adaptação lúdica com a finalidade de prazer.”

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