quarta-feira, 15 de maio de 2013

Por que misturar escola com religião é ilegal?



UNIVERSIDADE METODISTA
Curso: Pedagogia - 6º Período
Atividade Integrada do módulo 17 – BLOG”

Pólo Macaé

Ana Costa- 207791
Yara Serafim - 208367
Giseli Ribeiro -208510
Kenia de Oliveira – 208507                                                                                                    

Por que misturar escola com religião é ilegal?


Um tema polêmico, de divergentes opiniões, porém a ilegalidade está explicita na constituição Federal que estabelece que o nosso país é um Estado laico, com a neutralidade nas ideias das expressões religiosas. A Influência histórica de um país que teve como precursores a educação dos jesuítas, fez com que o ensino religioso católico fosse imposto nas escolas brasileiras. Uma relação polemica e ilegal, em um Estado laico.
A igreja católica não desistiu de inserir o ensino religioso, e teve apoio para manter-se nas escolas, com um ensino confessional, embasado nos dogmas da igreja, limitando o acesso a informações de outras religiões, já que o Brasil possui uma diversidade religiosa, e as demais religiões não teriam o mesmo espaço, além do que escola não é espaço para discutir dogmas e realizar liturgias, não cabe a educação restringir o acesso do aluno ao conhecimento de determinada religião.
            No entanto a religião é um tema que pode ser trabalhado na escola em um aspecto cultural, por ser ela um espaço de diversidade e acolhimento. Nada impede que o currículo considere temas que forneçam informações culturais e não confessionais.
Por outro lado há uma vertente que defende a ideia de que dentro desse contexto o ensino religioso vem com o caráter de difundir princípios éticos na formação dos discentes em sua fase de construção de pensamentos, valores, personalidade, o caráter propriamente dito sendo trabalhado. Ensinando o respeito ao próximo, aos pais, aos seus responsáveis, a consciência ambiental, o respeito a diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário