sábado, 25 de maio de 2013

História da Educação: a construção do pensamento pedagógico brasileiro





                        Valorizar o conhecimento da história é preservar a nossa identidade, identificar raízes e problemáticas que repercutirão no futuro. Os Jesuítas implantaram a primeira escola, porém a educação Jesuíta não era publica e atendia as expectativas de Portugal que seria condicionar a população para que se submetessem aos interesses da Metrópole.          Em seguida o ministro Marques de Pombal para realizar a reforma ‘pombalina’ necessitaria de uma educação laica, que também atendesse aos interesses de Portugal. Influenciado por idéias iluministas Hibrico entre todas as medidas previstas estava à expulsão dos Jesuítas.
            Outro fator preponderante nesse período foi à modernização do estado com independência da influencia religiosa e que possibilitasse atender aos interesses da Metrópole.
            Eram influenciados por idéias iluministas, porém com um pensamento ainda voltado para os interesses de uma classe. No século XIX surge à escola normal e as mulheres passam a ter um papel importante na educação. Nesse período foi identificada a idéia da escola nova, uma proposta de liberdade da produção do conhecimento, onde o aluno deixa a postura passiva e passa a ser parte integrante do processo e o professor por sua vez já não era mais o detentor do saber, sendo John Dewey à principal referencia da escola nova na America.
No século XX a escola nova representaria uma inovação pedagógica que não estaria livre dos interesses capitalistas. No Brasil o educador Anísio Teixeira seguidor das idéias de John Dewey deixa sua contribuição para a educação brasileira.
A principal impressão da escola nova no Brasil aconteceu através do manifesto de 1932, o qual tinha em sua proposta a escola publica obrigatória, Escola única, Educação funcional, Formação Superior para os professores. A partir daí surge também à legislação Educacional Brasileira e os níveis de ensino, as mudanças ocorriam não só na educação, outros setores também vivenciavam mudanças.
O golpe militar em 1964 foi uma tragédia na historia do Brasil e um grande prejuízo para a educação.
Nos anos 90 acontece a ascensão das políticas neoliberais, que sugeriam que quanto maior fosse a influencia do estado sobre o povo, maior seria a possibilidade da democracia. Numa grande contradição a elite brasileira passa a migrar para o ensino básico privado, e na concorrência para as vagas no ensino superior publico deixa para trás os pobres que não teriam acesso ao ensino básico de qualidade.
Podemos concluir que de uma perspectiva neoliberal os sistemas educacionais estão enfrentando uma crise de eficiência, de produtividade e dificuldades para atingir objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário