Valorizar o conhecimento
da história é preservar a nossa identidade, identificar raízes e problemáticas
que repercutirão no futuro. Os Jesuítas implantaram a primeira escola, porém a
educação Jesuíta não era publica e atendia as expectativas de Portugal que
seria condicionar a população para que se submetessem aos interesses da
Metrópole. Em seguida o ministro
Marques de Pombal para realizar a reforma ‘pombalina’ necessitaria de uma
educação laica, que também atendesse aos interesses de Portugal. Influenciado
por idéias iluministas Hibrico entre todas as medidas previstas estava à
expulsão dos Jesuítas.
Outro fator preponderante nesse
período foi à modernização do estado com independência da influencia religiosa
e que possibilitasse atender aos interesses da Metrópole.
Eram influenciados por idéias
iluministas, porém com um pensamento ainda voltado para os interesses de uma
classe. No século XIX surge à escola normal e as mulheres passam a ter um papel
importante na educação. Nesse período foi identificada a idéia da escola nova,
uma proposta de liberdade da produção do conhecimento, onde o aluno deixa a
postura passiva e passa a ser parte integrante do processo e o professor por
sua vez já não era mais o detentor do saber, sendo John Dewey à principal
referencia da escola nova na America.
No
século XX a escola nova representaria uma inovação pedagógica que não estaria
livre dos interesses capitalistas. No Brasil o educador Anísio Teixeira
seguidor das idéias de John Dewey deixa sua contribuição para a educação
brasileira.
A
principal impressão da escola nova no Brasil aconteceu através do manifesto de
1932, o qual tinha em sua proposta a escola publica obrigatória, Escola única,
Educação funcional, Formação Superior para os professores. A partir daí surge
também à legislação Educacional Brasileira e os níveis de ensino, as mudanças
ocorriam não só na educação, outros setores também vivenciavam mudanças.
O golpe
militar em 1964 foi uma tragédia na historia do Brasil e um grande prejuízo
para a educação.
Nos anos
90 acontece a ascensão das políticas neoliberais, que sugeriam que quanto maior
fosse a influencia do estado sobre o povo, maior seria a possibilidade da
democracia. Numa grande contradição a elite brasileira passa a migrar para o
ensino básico privado, e na concorrência para as vagas no ensino superior
publico deixa para trás os pobres que não teriam acesso ao ensino básico de
qualidade.
Podemos
concluir que de uma perspectiva neoliberal os sistemas educacionais estão
enfrentando uma crise de eficiência, de produtividade e dificuldades para
atingir objetivo.
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