sábado, 25 de maio de 2013

A ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL E A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA




A ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL E A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA



A administração escolar contempla às relações entre sujeitos, enquanto que a administração empresarial as relações entre sujeito e objeto, nas relações educativas a administração tem o papel de orientar, dar subsidio e contribuição para a construção de uma escola que reproduza uma sociedade justa e igualitária.
Um gestor bem sucedido é aquele que leva em consideração todo o contexto social, político e cultural, que tem habilidades para gerenciar pessoas.
A Democratização da escola não está limitada às relações internas da escola, entendemos por democratização o acesso à escola e principalmente o acesso à aprendizagem.
Vivemos em um mundo com uma grande diversidade que está baseada em aspectos como: raça, sexo, bens matérias, cultura entre outros. Os aspectos mais comuns para constatarmos que as diferenças do homem são: físicos ou sociais.
Outra característica que diferencia a sociedade é a desigualdade social realidade que é facilmente constatada, onde uma minoria vive cercada de luxo e conforto, com fartura de alimentos todos os dias, enquanto outros e, diga-se de passagem, uma grande maioria vivem em absoluta miséria e muitas vezes não tem sequer o que comer durante o dia.
            Atualmente as pesquisas comprovam que o número de estudantes matriculados e freqüentando a escola superou ao de décadas atrás, no entanto a evasão e a qualidade do ensino são alguns dos entraves que promovem o fracasso escolar o que torna desafiador o papel do professor, promovendo a necessidade da interação dos temas relacionados da administração e democratização escolar a conhecimentos didáticos para assim adicioná-los no processo educativo.
            O papel do professor vai além de multiplicador de conhecimento cientifico o desafio maior além de promover o saber é contribuir para o desenvolvimento de cidadãos, seres pensantes, com uma postura diante das especulações do cotidiano.


           










Nenhum comentário:

Postar um comentário