A ADMINISTRAÇÃO
EDUCACIONAL E A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA
A
administração escolar contempla às relações entre sujeitos, enquanto que a
administração empresarial as relações entre sujeito e objeto, nas relações
educativas a administração tem o papel de orientar, dar subsidio e contribuição
para a construção de uma escola que reproduza uma sociedade justa e igualitária.
Um gestor bem
sucedido é aquele que leva em consideração todo o contexto social, político e cultural,
que tem habilidades para gerenciar pessoas.
A
Democratização da escola não está limitada às relações internas da escola,
entendemos por democratização o acesso à escola e principalmente o acesso à
aprendizagem.
Vivemos em um
mundo com uma grande diversidade que está baseada em aspectos como: raça, sexo,
bens matérias, cultura entre outros. Os aspectos mais comuns para constatarmos
que as diferenças do homem são: físicos ou sociais.
Outra
característica que diferencia a sociedade é a desigualdade social realidade que
é facilmente constatada, onde uma minoria vive cercada de luxo e conforto, com
fartura de alimentos todos os dias, enquanto outros e, diga-se de passagem, uma
grande maioria vivem em absoluta miséria e muitas vezes não tem sequer o que
comer durante o dia.
Atualmente
as pesquisas comprovam que o número de estudantes matriculados e freqüentando a
escola superou ao de décadas atrás, no entanto a evasão e a qualidade do ensino
são alguns dos entraves que promovem o fracasso escolar o que torna desafiador
o papel do professor, promovendo a necessidade da interação dos temas
relacionados da administração e democratização escolar a conhecimentos
didáticos para assim adicioná-los no processo educativo.
O
papel do professor vai além de multiplicador de conhecimento cientifico o
desafio maior além de promover o saber é contribuir para o desenvolvimento de
cidadãos, seres pensantes, com uma postura diante das especulações do
cotidiano.
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