quarta-feira, 27 de março de 2013

Atividade Modular 2




UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Curso: Pedagogia - 6º Período
Tema: A humanização da Pedagogia na perspectiva freiriana
Atividade Avaliativa da temática Blog - módulo 16

Pólo Macaé
Alunas:
Yara Serafim - 208367
Giseli Ribeiro -208510
Kenia de Oliveira – 208507                                                                                 
Ana Costa- 207791



A pedagogia Freireana apresenta concepções que contrapõem as que foram apresentadas pelo ensino tradicional, sobre as práticas, a humanização e os conceitos sobre o papel do professor e da escola.                                                   ..........
.Promove   reflexão sobre a teoria da ontologia com um novo conceito do “sendo” ao invés do “ser”,   na perspectiva de que somos um  ser Incompleto, inacabado e inconcluso.  Partindo desse pressuposto entendemos que não existe uma fórmula de ensinar, e que o papel do professor é o de provocador, de um parceiro na construção do conhecimento, entendendo que a escola não é espaço para monólogo, mas para o diálogo, onde o mundo é o mediador, considerando as leituras do mundo que são realizadas e o conhecimento adquirido a partir dessas leituras.    
 Assim entendemos que cada pessoa constrói seu conhecimento, dentro do seu próprio ritmo, e que é preciso respeitar a individualidade de cada pessoa, dessa forma ao pensarmos na questão do currículo se faz necessário utilizar um conceito heterogêneo que contemple cada individualidade, com um aproveitamento do conhecimento que cada um traz,  é a riqueza da diversidade o que enriquece a educação.
É preciso desconstruir conceitos que herdamos através de uma educação bancária, diretiva, exclusiva, voltada para os interesses de uma classe, herança que trouxe prejuízo para a educação brasileira com consequências que repercutem até os dias de hoje. Salas de aulas com carteiras enfileiradas, onde o professor é o centro do conhecimento e os alunos passivos ouvintes, são condicionados a decorar conteúdos e não desenvolver a sua própria identidade.
Ao contrario da proposta da pedagogia Freireana que provoca o pensar, possibilitando ao individuo desenvolver sua identidade e se posicionar como cidadão com uma opinião formada por si mesmo, pela pesquisa, pela descoberta do saber, através das leituras que faz do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário