UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Curso: Pedagogia - 6º
Período
Tema: A humanização da Pedagogia
na perspectiva freiriana
Atividade Avaliativa
da temática Blog - módulo 16
Pólo
Macaé
Alunas:
Yara
Serafim - 208367
Giseli Ribeiro -208510
Kenia de Oliveira – 208507
Ana Costa-
207791
A
pedagogia Freireana apresenta concepções que contrapõem as que foram apresentadas pelo
ensino tradicional, sobre as práticas, a humanização e os conceitos sobre o
papel do professor e da escola. ..........
.Promove reflexão sobre a teoria da ontologia com um
novo conceito do “sendo” ao invés do “ser”,
na perspectiva de que somos um ser Incompleto, inacabado e inconcluso. Partindo desse pressuposto entendemos que não
existe uma fórmula de ensinar, e que o papel do professor é o de provocador, de
um parceiro na construção do conhecimento, entendendo que a escola não é espaço
para monólogo, mas para o diálogo, onde o mundo é o mediador, considerando as
leituras do mundo que são realizadas e o conhecimento adquirido a partir dessas
leituras.
Assim entendemos que cada
pessoa constrói seu conhecimento, dentro do seu próprio ritmo, e que é preciso respeitar
a individualidade de cada pessoa, dessa forma ao pensarmos na questão do
currículo se faz necessário utilizar um conceito heterogêneo que contemple cada
individualidade, com um aproveitamento do conhecimento que cada um traz, é a riqueza da diversidade o que enriquece a
educação.
É
preciso desconstruir conceitos que herdamos através de uma educação bancária,
diretiva, exclusiva, voltada para os interesses de uma classe, herança que
trouxe prejuízo para a educação brasileira com consequências que repercutem até
os dias de hoje. Salas de aulas com carteiras enfileiradas, onde o professor é
o centro do conhecimento e os alunos passivos ouvintes, são condicionados a
decorar conteúdos e não desenvolver a sua própria identidade.
Ao contrario da proposta da pedagogia
Freireana que provoca o pensar, possibilitando ao individuo desenvolver sua identidade e se posicionar como cidadão com uma opinião formada
por si mesmo, pela pesquisa, pela descoberta do saber, através das leituras que
faz do mundo.
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