sábado, 30 de março de 2013




"A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realização me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiencia social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!"
Paulo Freire

quarta-feira, 27 de março de 2013

Atividade Modular 2




UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Curso: Pedagogia - 6º Período
Tema: A humanização da Pedagogia na perspectiva freiriana
Atividade Avaliativa da temática Blog - módulo 16

Pólo Macaé
Alunas:
Yara Serafim - 208367
Giseli Ribeiro -208510
Kenia de Oliveira – 208507                                                                                 
Ana Costa- 207791



A pedagogia Freireana apresenta concepções que contrapõem as que foram apresentadas pelo ensino tradicional, sobre as práticas, a humanização e os conceitos sobre o papel do professor e da escola.                                                   ..........
.Promove   reflexão sobre a teoria da ontologia com um novo conceito do “sendo” ao invés do “ser”,   na perspectiva de que somos um  ser Incompleto, inacabado e inconcluso.  Partindo desse pressuposto entendemos que não existe uma fórmula de ensinar, e que o papel do professor é o de provocador, de um parceiro na construção do conhecimento, entendendo que a escola não é espaço para monólogo, mas para o diálogo, onde o mundo é o mediador, considerando as leituras do mundo que são realizadas e o conhecimento adquirido a partir dessas leituras.    
 Assim entendemos que cada pessoa constrói seu conhecimento, dentro do seu próprio ritmo, e que é preciso respeitar a individualidade de cada pessoa, dessa forma ao pensarmos na questão do currículo se faz necessário utilizar um conceito heterogêneo que contemple cada individualidade, com um aproveitamento do conhecimento que cada um traz,  é a riqueza da diversidade o que enriquece a educação.
É preciso desconstruir conceitos que herdamos através de uma educação bancária, diretiva, exclusiva, voltada para os interesses de uma classe, herança que trouxe prejuízo para a educação brasileira com consequências que repercutem até os dias de hoje. Salas de aulas com carteiras enfileiradas, onde o professor é o centro do conhecimento e os alunos passivos ouvintes, são condicionados a decorar conteúdos e não desenvolver a sua própria identidade.
Ao contrario da proposta da pedagogia Freireana que provoca o pensar, possibilitando ao individuo desenvolver sua identidade e se posicionar como cidadão com uma opinião formada por si mesmo, pela pesquisa, pela descoberta do saber, através das leituras que faz do mundo.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Atividade modular 1




Universidade Metodista
Curso: Pedagogia - 6º Período
Módulo  - A reflexão sobre as práticas educativas pela via da pesquisa
Polo Macaé




Retome os textos


“Formação continuada de professores: qual o lugar das crianças?” de Dalanea Cristina Flor
“Considerações sobre a Psicomotricidade na Educação Infantil” de Francieli Santos Rossi
http://migre.me/dmYKn






O estágio representa uma parcela importantíssima na formação do pedagogo, sendo ele a oportunidade de verificar na prática tudo quanto tem sido ministrado teoricamente, pois se trata de um momento de representatividade, onde o estudante observa, analisa e participa.
O estágio oportuniza um momento de encontro com a realidade da escola, sua rotina, e as práticas de ensinar, podemos concluir que não há uma receita pronta e que cada professor constrói juntamente com seus alunos e os pares da escola uma história de troca, onde todos tem algo a contribuir.
            O primeiro texto expõe a importância da formação continuada e sua contribuição no entendimento do professor  sobre o  sujeito criança, o lugar da criança e o papel do professor enquanto aquele que compartilhar e interage o conhecimento, não o detentor do saber, mas que necessita  buscar continuamente ferramentas que o qualifique e capacite para avaliar o que sabe e o que precisa saber referente a sociedade que deseja formar.
            O texto apresenta vários aspectos relevantes a partir da análise de produções acadêmicas com foco na formação continuada e na concepção da criança como sujeito no processo da aprendizagem, quais contribuições essa criança poderá partilhar e sua relevância no processo da aprendizagem, pois não se trata de um livro com folhas em branco, ou uma gaveta vazia, mas um ser com capacidade de contribuir na construção do conhecimento, sendo ela portadora de um conhecimento prévio que possibilite uma troca, contribuindo assim na ensinagem.
            O segundo texto apresenta informações importantíssimas que devem ser consideradas pelo estudante de pedagogia, e na sua formação continuada, conhecer o desenvolvimento psicomotor da criança e sua influência, pois a psicomotricidade está presente em todas etapas, desde as ações involuntárias do feto, a descoberta do corpo, e as ações voluntárias da criança. Enfim o papel da escola é de extrema relevância nesse desenvolvimento, o educador principalmente na educação infantil precisa trabalhar o corpo, com atividades dirigidas e brincadeira com intencionalidade oportunizando à criança experiências com o seu próprio corpo.
            O que mais nos chamou atenção de relevante no período de estágio é a forma como os conteúdos são conduzidos, considerando o conhecimento prévio da criança, e o que respalda essa prática está intimamente relacionado ao  planejamento, na preparação dos encontros, nos recursos que serão utilizados, nos temas geradores, nas atividades dirigidas com intencionalidade, nas ferramentas da avaliação e no diagnóstico diário, um olhar atento para o todo (holístico) da criança, ou seja o afetivo, o cognitivo, o psicológico precisam caminhar juntos, considerando o contexto cultural e social em que a criança vive.
            A partir das experiências das leituras e do estágio concluímos que o papel do professor exige dedicação e uma visão ampliada das relações com a escola, alunos e comunidade. Construindo o conhecimento de  quem é o aluno que queremos formar e consequentemente a sociedade e quais ferramentas poderão contribuir para que esse alvo seja atingido.  Contextualizando a teoria com a realidade da sociedade, entendendo que somos seres inacabados, e a interação é fundamental para uma práxis eficiente.